quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uk a Ferro e Fogo

Ultimamente temos sido confrontados com notícias de caos e destruição por todo a Inglaterra. Afinal o que é que poderá despoletar este tipo de confrontos? Será que a juventude de hoje em dia se sente tão ameaçada que esta forma é a única de se conseguirem expressar? Teremos voltado aos tempos em que as pessoas se refugiam em casa com medo de saírem e serem atacadas? A que ponto chegamos?

As emissões a que temos vindo a assistir todos os dias apontam para um clima de descontentamento por parte dos jovens ingleses que parece ter sido também a causa de alguns motins prévios na Grécia e anteriormente em bairros de Paris. O desemprego, a incerteza quanto ao futuro, a sensação de que mais do que nunca é difícil atingir estabilidade nas suas vidas são factores que fazem com que as camadas mais jovens da nossa sociedade se sintam ameaçadas e sem esperança no futuro. É como se todas estas pessoas vivessem dentro de uma panela de pressão à qual vão sendo acrescentados aumentos das taxas dos juros, cortes salariais, aumento das propinas, enfim, uma infinidade de medidas de austeridade que fazem com que a população se sinta cada vez mais descontente. A medida que o conteúdo da panela vai aumento, maior será a pressão no seu interior, ate que num determinado momento a panela não consegue aguentar tanta pressão e acaba por transbordar… talvez seja esta a visão caricaturada daquilo que se esta a sentir em Inglaterra, com previsões de que se possa alastrar a outras capitais e cidades europeias.

A economia em abrandamento em todo o mundo não ajuda a que estas camadas sintam alento em relação ao seu futuro, muito pelo contrário. Qual será então a solução a encontrar? Uma coisa é certa, as medidas a tomar não podem só partir dos governos respectivos a cada país. Têm de começar pela nossa casa, pequenas mudanças fazem toda a diferença. A sociedade de consumo desenfreado tem de mudar de uma vez por todas … Numa época como esta, CONTENÇÃO é a palavra de ordem!

Sem comentários:

Enviar um comentário