quinta-feira, 15 de abril de 2010

15 de Abril de 2010

LIVROS

Os livros podem ser a nossa melhor companhia. Nunca vos aconteceu estarem a ler um romance e reverem-se na história que estão a ler? Vezes sem conta! Parece que nos lêem o pensamento e apresentam resolução para tudo. Pena que na vida real as coisas não sejam assim tão lineares. Perceber que os nossos problemas são vividos por outras pessoas faz-nos sentir estranhamente bem, uma espécie de alívio por assim dizer.
Não servindo só de consolo, os livros servem também para nos abstrair da realidade que vivemos todos os dias e transportar para um mundo “paralelo”. Transpõe-nos para uma outra realidade. Um mundo de fantasia e de encanto. São para mim a melhor terapia. Nada como chegar ao final de um dia cansativo, sentarmo-nos na cama, acompanhados por uma chávena de chá quente e por a leitura em dia. Por mais incrível que pareça, este insignificante ritual que me acompanha desde pequenina ajuda-me a fazer uma espécie de balanço do que aconteceu ao longo do dia, sem nunca perder o fio condutor da leitura. Dou por mim a pensar mentalmente o que tenho de fazer no dia seguinte e a relembrar se cumpri todas as tarefas a que me tinha proposto fazer.
Para mim os livros tem esta função, acalmar, consciencializar-nos acerca do que está a acontecer no mundo e por vezes fazer-nos abstrair do que nos rodeia. Na minha opinião não nos devem absorver ou mesmo maçar, devem ter o seu quê de conteúdo sem nunca nos perseguir o dia inteiro com a sua trama.

Sem comentários:

Enviar um comentário